MÓDULO 4 - Som Direto, com Tide Borges (SP)
Conceito e funções do som direto em uma obra audiovisual. Breve histórico
do som direto no Brasil. Utilização do som direto na ficção e no documentário.
A configuração e o trabalho da equipe no set de gravação. Principais técnicas
envolvidas na captação de som direto: situações e soluções mais frequentes.
Métodos de avaliação acústica de uma locação pela equipe. Preparação de
uma locação para a gravação do som. Equipamentos necessários à função:
tipos de microfones e seus diferentes usos, gravadores, etc. Organização dos
arquivos de som direto para o tratamento na pós-produção.
Tide Borges (SP)
Graduada e Mestre em Cinema pela ECA-USP. Professora da disciplina
Direção de Som do Curso de Cinema da Faculdade de Comunicação e
Marketing da FAAP, desde 2010, desenvolveu e ministrou diversos cursos de
captação de som direto. Realizou a Direção de Som de inúmeros filmes,
entre eles: “A Hora da Estrela” (1985), longa-metragem de Suzana Amaral;
“Eu” (1987), longa-metragem de Walter Hugo Khouri; “Romance” (1988),
longa-metragem de Sérgio Bianchi; 2002 – “Rogério Duprat, Vida de Músico”
Doc. para a TV de Pedro Vieira; “Olho de Boi” (2007), Longa-Metragem de
Hermano Penna, “Hotel Atlântico”(2007) , Longa-Metragem de Suzana
Amaral; “Luz nas Trevas” (2010), Longa-Metragem de Helena Ignez e Ícaro
Martins, roteiro de Rogério Sganzerla; “Dois Coelhos” (2012), Longa-
Metragem de Afonso Poyart; Telefilme “Mulheres Olímpicas” (2013),
produção Buriti/ESPN, de Laís Bodansky; “O primeiro Dia” (2015) da série Os
Experientes, direção Geral Fernando Meirelles, O2 filmes/ Rede Globo;
“Ausência” (2015), Longa-metragem de Chico Teixeira. É sócia fundadora
da Associação Brasileira de Cinematografia, da qual participa ativamente.
Mais info: http://www.imdb.com/name/nm0096601/